No último dia 09, alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis-Fema participaram da Feira de Promoção da Saúde do Idoso de Assis, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Feira ocorreu durante todo o dia 09 no Colégio Diocesano de Assis e a participação dos alunos da Fema comprova o comprometimento da Fundação na promoção e prevenção de saúde por meio dos serviços prestados pelos alunos e estagiários do curso de Enfermagem.
Durante o evento os alunos da Fema ministraram palestras sobre ‘Sexualidade na 3ª Idade’ e ‘Mudanças do corpo na melhor idade’ e também promoveram aos idosos participantes serviços de aferição de pressão, teste de diabetes, avaliação do índice de massa corporal e informações sobre cuidados com a saúde.
Além das ações de saúde, a Feira também promoveu ao longo do dia atividades esportivas e culturais. Segundo Cristiane Silvério de Andrade Bussinatti, coordenadora do Programa Agita Assis, o evento teve como objetivo divulgar todas as ações e serviços que são realizados no município de Assis para o público idoso. Para a realização do evento a coordenadora conta que diversas instituições foram convidadas, entre elas a Fema, outras secretarias municipais, Autarquia, instituições de ensino. Segundo ela a Feira teve também o objetivo de integrar pessoas da terceira idade em Projetos e atividades que são realizadas em Assis. Para ela o evento foi um grande sucesso e demonstrou a possibilidade de criação de uma grande rede de atenção à pessoa idosa no município.
Para a professora Ms. Fernanda Cenci Queiroz a participação do curso de Enfermagem da Fema no evento foi motivo de alegria e orgulho, visto que o evento busca informar saúde e orientar na prevenção à saúde do idoso, tema que está contemplado na grade curricular do curso da Fema. “Entre a grade curricular do curso de Enfermagem temos saúde do idoso. Assim nossos alunos de estágio do quarto que estão envolvidos em ações de saúde do idoso foram chamados para participar desta Feira no objetivo de contribuir com informações e serviços de saúde”. Segundo a Professora alunos do quarto ano participaram de duas rodas de conversas onde contribuíram com informações sobre sexualidade do idoso, mudanças do corpo na melhor idade, menopausa, climatério, doenças prostáticas e orientações gerais sobre doenças crônicas degenerativas, hipertensão, diabetes; além de prestar serviços de saúde como teste de glicemia capilar. Segundo ela os debates foram extremamente positivos, visto a participação dos idosos presentes.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem Profª Rosangela Gonçalves da Silva é imprescindível que o aluno participe e contribua com eventos e ações voltadas a saúde da comunidade, em especial do publico idoso. A população está envelhecendo e em breve as estatísticas afirmam que a maior parte da população será idosa, assim o profissional de Enfermagem deve estar preparado para atuar com este público. Esta Feira teve como proposta orientar e promover a abordagem, acolhimento e o diálogo deste público. Nós da Fema agradecemos o convite para participar deste evento. Temos realizado muitas ações em parceria com a Saúde Municipal e isto é uma honra para a Fema, pois nos possibilita atuar de uma forma humana, com atendimento humanizado, de forma segura e profissional. Parcerias assim são importantes para a Fema, enquanto instituição e principalmente para nossos alunos, pois colaboram no oferecimento de um curso Enfermagem diferenciado. Na Fema o curso da área da saúde tem cinco anos de duração, com aulas 100% presenciais, dois anos de estágios supervisionado, além das atividades externas que buscam formar um profissional realmente capacitado para atuar no mercado de trabalho.
Para saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema acesse www.fema.edu.br.