Uma carreata pelas ruas da cidade e todas as unidades de saúde abertas durante o dia devem marcar, no próximo final de semana o início da Campanha de Vacinação contra a Polio em Paraguaçu Paulista, uma medida que aqui é coordenada pelo Departamento de Saúde, mas que deve ser seguida por todas as prefeituras do País.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado, 15 de agosto e vai até 31 de agosto em todo o País. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.
Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.
Postos de vacinação fixos em todas as unidades estarão à disposição da população paraguaçuense neste sábado, 15 de agosto, das 8h às 17h, quando todos devem comparecer levando seus filhos e, é claro, sempre acompanhado da caderneta de vacinação da criança.
Crianças com cinco anos incompletos ou mais de seis meses de idade devem ser levadas neste sábado, 15 de agosto, aos postos de saúde com a caderneta de vacinação
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal | Foto: Reprodução EPTV