Daniel Nascimento é uma revelação do atletismo paulistano

Hoje o foco principal do atleta é a preparação para as Olimpíadas de 2024 em Paris.


Daniel do Nascimento é o paulista de 23 anos que mostrou o melhor tempo da história de um maratonista nascido fora da África.

Se você adora o atletismo e gosta de apostas esportivas, junte-se a nós aqui mesmo apostando nos melhores maratonistas e ganhando seus lucros!

Daniel do Nascimento ganhou sua primeira experiência competitiva internacional na corrida de 3000 metros em 2013. No início de novembro, ele correu um melhor resultado de 8:41,88 min em Belém. Em 2014, ele se qualificou para os Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, na prova de obstáculos, onde competiu mais de 2000 metros. Ele não atingiu a final, mas depois terminou em 2o lugar na final B. 

Já em setembro, ele foi campeão brasileiro U23 na prova de 5000 metros e campeão brasileiro U18 na prova de 3000 metros. Um mês depois, ele competiu no Uruguai no Campeonato Sul-Americano U23 e terminou em 6o lugar nos 5000 metros. 

Em 2016, Nascimento terminou em 4o lugar no Campeonato Brasileiro nos 3000 metros de obstáculos. Ele competiu nesta disciplina no Campeonato Sul-Americano U23 em Lima, em setembro, e ganhou a medalha de ouro. Em seguida, ele competiu na final dos 5000 metros e ganhou outra medalha de ouro com o tempo de 14:27,78 min. 

Em 2021 ele entrou pela primeira vez em uma maratona em Lima em maio e conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio com o resultado de 2:09:05 h. Uma semana depois, ele competiu  no Campeonato Sul-Americano no Equador pela primeira vez e garantiu o título na prova de 10000 metros. 

No início de agosto de 2021, ele representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e liderou a corrida, mas abandonou a corrida no meio. No mesmo, Daniel chegou perto de estabelecer um novo recorde sul-americano na maratona de Valência, mas não conseguiu vencer, chegando com 6 segundos de atraso.

Este ano Nascimento estabeleceu um novo resultado melhor na Maratona de Seul em 2:04:51 h, que também é um recorde sul-americano. No verão, ele participou de seu primeiro Campeonato Mundial nos EUA, onde completou a maratona em 2:07:35 h, terminando em oitavo lugar.   

Desde então, o jovem de Paraguaçu Paulista, vem mostrando excelentes resultados. Com apenas 23 anos de idade, Daniel é considerado uma enorme revelação da corrida de rua no Brasil e tem potencial para uma medalha olímpica de Paris 2024 neste ciclo. 

Todos seus alcances, claro, são o resultado de um trabalho que iniciou nas categorias básicas do atletismo brasileiro. "Ele não é um atleta que simplesmente surgiu do nada. Ele já veio de outros treinadores, de outros clubes aqui no Brasil, por isso ele já tem essa maturidade dentro do atletismo. E a maratona realmente o escolheu. Ele se viu na corrida", são as palavras do treinador de Daniel, Jorge Luiz da Silva.

No início de 2022, ele saiu para o Quênia e agora está morando na cidade de Kaptagat, onde treina com os corredores de elite da maratona mundial. Hoje o foco principal do atleta é a preparação para as Olimpíadas de 2024 em Paris.

"Lá no Quênia, você acorda às 6h da manhã e vê todo o mundo correndo. É isso que inspira, e isso, o que me levou a me esforçar mais. E eu me vejo competindo com aqueles atletas no futuro, porque, no contexto da maratona mundial, eu sou o único de 23 anos no meio. Eu me orgulho de estar lá com eles. E quando você sabe que está no lugar certo, é aí que as coisas começam a acontecer", disse o atleta.
 



i7 Notícias