O distrito de Roseta foi palco da Mostra Cultural Paraguaçu 100 anos – Nhô Pai: Um beijinho de poeta, promovida pela APEP (Associação de Escritores e Poetas de Paraguaçu), com apoio da Prefeitura Municipal e parceiros locais, no último final de semana. O evento reuniu a comunidade em uma celebração emocionante da arte e da cultura, valorizando os talentos locais e reforçando o papel da expressão artística como instrumento de memória, identidade e transformação social. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Nando Souza, o chefe de gabinete, Líbio Tayete, e demais autoridades que reconheceram a importância da iniciativa, que contou com vários colaboradores.
O evento foi marcado por apresentações artísticas de grande sensibilidade, com destaque para o grupo de Maracatu “Fazendo Arte”, conduzido por Reginaldo Galhardo e formado por alunos das escolas municipais, além das performances de Tiago Abreu, Sarah, Lorena, Thaís Favato e Amanda Pessoa. Cada número reforçou a ideia de que a cultura é um direito de todos e deve ser promovida como política pública.
A arte se mostrou presente como ponte para o diálogo, a inclusão e o bem-estar coletivo. Mais do que um espetáculo, a mostra foi um ato de resistência e valorização da diversidade cultural de Paraguaçu. Porque arte é saúde, é voz, é cidadania.