Polícia Ambiental faz operação contra focos de incêndio

Também se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais, como forma de conscientizar toda a população, com os alertas.



Também se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais, como forma de conscientizar 
toda a população, com os alertas

A Polícia Militar Ambiental em parceria com Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), realizou em todo o Estado de São Paulo a Operação Huracan, nos dias 17 e 18 últimos.

Com o contingente de policiais militares ambientais e a participação de membros do Gaema, a ação teve como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam na saúde da população.

Foram orientados os proprietários rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nas plantações de cana-de-açúcar.

Margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade para incêndios também serão alvo do policiamento preventivo.

O nome Huracan faz alusão à mitologia maia, sendo o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.

Também se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais, como forma de conscientizar toda a população, com os alertas:

  • Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias.
  • Não solte balões. Soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98.
  • Evite acender fogueiras. Não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento.
  • Não realize queimadas. Quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à Cetesb.
  • Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação.
  • Não permita que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios.


i7 Notícias
-->