Energia solar no mundo entra na era do terawatt e Brasil é um dos principais destaques

Em Paraguaçu Paulista, esta alternativa de energia limpa e sustentável é oferecida pela empresa Matahari que atua neste segmento há quatro anos.



Relatório Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026 mostra que o Brasil pode chegar 
a 54 gigawatts (GW) de capacidade solar total até 2026

Estudo internacional lançado neste mês, em Munique, na Alemanha, mostra que a energia solar no mundo assume cada vez mais protagonismo na transformação energética sustentável. A fonte solar acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 terrawatt (TW) de potência instalada. Segundo o “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, principal relatório de mercado do setor solar fotovoltaico mundial, o Brasil, mercado líder em energia solar na América Latina, deve se tornar um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 54 gigawatts (GW) de capacidade solar total até 2026.

O relatório anual aponta que, apesar dos impactos sem precedentes causados pela pandemia de COVID-19 no mundo, a capacidade instalada solar dobrou no mundo nos últimos três anos.

Com isso, em abril de 2022 o setor ultrapassou a marca de 1 TW de sistemas solares em operação no mundo. A projeção é de que a fonte solar fotovoltaica continuará acelerando seu crescimento, ultrapassando a marca de 2 TW em menos de quatro anos, o que representará o dobro da capacidade de geração de eletricidade da França e da Alemanha somadas.

Em Paraguaçu Paulista, esta alternativa de energia limpa e sustentável é oferecida pela empresa Matahari que atua neste segmento há quatro anos. À frente da Matahari,  O investidor Diego Romeiro Costa  destaca que, em 2021, o Brasil foi um dos mercados líderes do mundo na instalação de novos sistemas solares, tendo adicionado 5,7 GW ao longo do ano, considerando a somatória das grandes usinas fotovoltaicas com os sistemas de geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Atualmente, a fonte solar é a quinta maior da matriz elétrica brasileira, com 15,3 GW de capacidade instalada em operação. Desde 2012, o setor solar trouxe ao País mais de R$ 82,1 bilhões de investimentos e mais de 459 mil novos empregos acumulados, além de ter evitado a emissão de 22 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. 

Para fazer um investimento em instalação de novos sistemas solares e fazer parte desse mercado promissor, basta entrar em contato com um dos consultores da Matahari, em Paraguaçu Paulista:

  • Diego (18) 9 9738-0304
  • Luisa (18) 9 9711-2341
  • Rogério (18) 9 9811-3950


i7 Notícias
-->