Servente colhe batata-doce de mais de 6kg em Assis

João Alves da Conceição colheu o tubérculo em uma área verde do loteamento em que trabalha em Assis. Segundo especialista, o tamanho normal para comercialização da raiz é entre 350 e 400g.



João Alves da Conceição colheu o tubérculo em uma área verde do loteamento em que trabalha em Assis. Segundo especialista, o tamanho normal para comercialização da raiz é entre 350 e 400g

Um morador de Cândido Mota teve uma surpresa um tanto quanto agradável enquanto colhia alguns legumes que planta para consumo próprio: uma batata-doce de mais de 6kg.

João Alves da Conceição tem 58 anos e, apesar de ser morador de Candido Mota, trabalha em uma loteadora de Assis. Na empresa ele é servente responsável pelas áreas verdes dos loteamentos, onde sempre encontra um espaço entre as árvores para cultivar pequenas hortas.

“Detalhe que tudo que ele come e que tem semente, ele tira, põe pra secar, para depois semear nas áreas verdes das cidades que vai trabalhar. Assis, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Pompéia , Palmital e Maracaí tem um pouquinho das sementes dele”, conta Junior Leite, filho do servente.

João contou que estava colhendo outros legumes que plantara, como abóbora e mandioca, quando se deparou com o tubérculo de 6,645 Kg, que saia dos padrões de tamanho que normalmente encontra.

“Foi uma surpresa, pois ela foi praticamente a raiz do pé de batata por isso estava tão grande”, disse.

Segundo o professor Adalton Fernandes, que é engenheiro agrônomo do Centro de Raízes Tropicais e Amidos da Unesp de Botucatu, a batata-doce é uma planta perene, o que significa que se não é colhida no tempo adequado ela tende a ir aumentando de tamanho por ser uma raiz tuberosa.

“O que aconteceu nesse caso é que essa planta ficou no campo por muito tempo, para dar uma batata desse tamanho deve ter ficando no campo por uns 8 meses”, salienta.

Ainda segundo o professor, uma batata-doce para ser colhida em tamanho ideal para comercialização, ou seja entre 350 a 400 gramas, fica no campo de 4 a 5 meses.

Mesmo não sendo ideal para comercialização, esse não seria o destino final que João daria para a raiz. Segundo o servente ele vai esperar mais um pouco até a batata “enxugar” mais e com isso fazer um doce com a surpresa que a terra lhe deu.



i7 Notícias
-->