Saúde de Paraguaçu conscientiza para a importância da doação de sangue

Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista convoca população a doar sangue.



Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista convoca população a doar sangue

O mês de junho é dedicado a conscientização e incentivo a doação de sangue. O mês, chamado de Junho Vermelho, foi instituído em virtude do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo chamar a atenção para a importância de ser um doador, especialmente nestes períodos de Outono e Inverno, quando há um aumento das infecções respiratórias e, consequentemente, os estoques nos bancos de sangue ficam baixos.

O Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista lembra que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e convoca os paraguaçuenses a colaborar com a campanha, fazendo a doação voluntária. Para isso, basta se cadastrar no Banco de Doadores de Sangue, preenchendo o formulário disponível no site da Prefeitura Municipal (www.eparaguacu.sp.gov.br).

Basta acessar o menu Saúde, escolher a opção Banco de Doadores e se cadastrar como doador voluntário de sangue. 

Esse formulário tem como objetivo organizar, agendar e também transportar doadores até o Hemonúcleo de Assis, já que a unidade vem realizando atendimentos ao público com agendamento prévio de data e horário.

É importante ressaltar que os doadores somente serão atendidos nas datas marcadas com antecedência, pois o Hemonúcleo não faz mais os atendimentos diários, somente às segundas, quartas e sextas-feiras.

Para agendamento presencial, o doador deve procurar o Departamento de Saúde, das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira. No local, é possível também se informar sobre pessoas que estejam precisando de doação na cidade e colaborar diretamente com esses pacientes.

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 65 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis) e pesar no mínimo 50 Kg.

Além disso, é preciso estar alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano e mulheres três. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para a mulher.

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.



i7 Notícias
-->