Paraguaçu participa de capacitação e apresenta Plano de Ações Educativas da Secretaria de Saúde

Capacitação em Informações, Educação e Comunicação tem reunião de encerramento realizada nesta quarta-feira, 10.



Paraguaçu Paulista participou, nesta quarta-feira, dia 10, da reunião de encerramento do Curso de Capacitação em Informações, Educação e Comunicação (IEC), promovido pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Assis. O encontro marcou a conclusão de um ciclo de formação voltado ao fortalecimento das estratégias comunicacionais no âmbito da Vigilância em Saúde e apresentou oficialmente o Plano de Ações Educativas e Efetivas para 2026 elaborado pelos municípios participantes.

O curso, promovido pela GVE de Assis ao longo dos últimos meses, teve como objetivo capacitar profissionais para desenvolverem estratégias de comunicação mais eficazes para prevenção, detecção e controle de agravos prioritários, alinhadas às diretrizes estaduais e nacionais. A formação abordou temas como produção e análise de materiais educativos; comunicação comunitária e mobilização social; educação em saúde baseada em evidências; planejamento de campanhas e ações preventivas; uso de dados e indicadores para orientar decisões; e estratégias de IEC para doenças transmissíveis, arboviroses e vigilância ambiental.

Um dos pontos centrais do encontro desta quarta-feira foi a apresentação dos Planos de Ações Educativas e Efetivas para 2026, construídos por cada um dos municípios da região. Esses planos apresentam metas e estratégias específicas para intensificar ações de educação em saúde voltadas a escolas, comunidades e grupos vulneráveis, fortalecer a comunicação de risco diante de emergências em saúde pública e ampliar a participação social por meio de parcerias com instituições locais, entre outros.

Em Paraguaçu Paulista, a agente responsável pelas ações de IEC é Bianca Santos, que representou o município no processo formativo e na elaboração do Plano de Ações Educativas para 2026.

Ao final da reunião, a GVE agradeceu o empenho das equipes municipais e ressaltou que a capacitação representa apenas um dos passos para fortalecer a Vigilância em Saúde no território, destacando a importância da participação ativa dos municípios e da integração regional para aprimorar as estratégias de Vigilância em Saúde no próximo ano.

 



i7 Notícias