3º Festival de Música reúne palestras, oficinas e concertos em Paraguaçu Paulista

Para encerrar a programação, foi realizado um concerto na Igreja Matriz.


Para encerrar a programação, foi realizado um concerto na Igreja Matriz, reunindo todos os músicos que participaram das atividades do festival numa grande Orquestra Sinfônica

 

 

Entre os dias 03 e 07 de julho, a cidade de Paraguaçu Paulista sediou o 3º Festival de Música. A abertura oficial ocorreu no Salão do Tênis Clube, com a presença de várias autoridades, como a prefeita da cidade, Almira Garms, e o diretor e organizador da orquestra e do festival, Maestro Dante Mantovani.

Ao longo da semana, foram realizadas palestras e oficinas mostrando as várias áreas da música com a presença de convidados como Camilo Calandreli, Davi Valukas, Abraão Gretter e Lucas Casagrande, além dos maestros Airan D’Sousa, Samuel de Siqueira e Eddy Ieger. Os locais desses eventos se alternaram entre o Colégio MVC Objetivo, o Tênis Clube e o Departamento de Educação.

Os concertos foram um espetáculo à parte, com alunos de várias idades e regiões do país mostrando seu talento por vezes precoce ao tocar em orquestras, como os integrantes da Orquestra Filarmônica do Noroeste Paranaense, localizada em Umuarama (PR), ou mesmo a Camerata Municipal de Três Lagoas, sob a direção de Francis David. A grande presença do festival foi, sem dúvida, da pianista Eudóxia de Barros, que arrebatou a plateia com seu recital na Igreja Matriz.

O sentimento entre todos os que passaram a semana do festival foi de troca de experiências e muito aprendizado – especialmente entre as crianças – que puderam vivenciar, na prática, tudo o que envolve o imenso universo da música erudita. Para encerrar a programação, foi realizado um concerto na Igreja Matriz, reunindo todos os músicos que participaram das atividades do festival numa grande Orquestra Sinfônica, também regida pelo maestro Dante Mantovani.

No programa, obras de compositores como Brahms, Beethoven, Haendel, Ravel, Mozart, Grieg, Ennio Moriconne e Puccini. O ponto alto da apresentação ficou por conta do solo da ária “Nessum Dorma”, de Giacomo Puccini, magistralmente interpretado por Camilo Calendreli.

 



i7 Notícias
-->