Municípios consorciados ao CIVAP ganham destaque como Municípios de Interesse Turístico

Entre os municípios contemplados estão Florínea, Gália, Maracaí e Ourinhos, que integram o Consórcio.


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (27), em Sessão Extraordinária, projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) a 70 cidades paulistas. Entre os municípios contemplados estão Florínea, Gália, Maracaí e Ourinhos, que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP.

O reconhecimento como MIT representa um marco para os municípios, pois fortalece a vocação turística local, amplia as oportunidades de investimentos e estimula o desenvolvimento econômico e social. Além de conferir prestígio institucional, a classificação permite que os municípios recebam recursos anuais do Governo do Estado para aplicação em infraestrutura, promoção e projetos voltados ao turismo. Com isso, é possível investir em melhorias que vão desde a sinalização turística até a preservação de patrimônios históricos e culturais, ampliando a atratividade das cidades e gerando emprego e renda à população.

Com a aprovação, o CIVAP passa a contar com 13 cidades consorciadas reconhecidas oficialmente como Municípios de Interesse Turístico. Antes da decisão da Alesp, já eram MITs os municípios de Agudos, Campos Novos Paulista, Ibirarema, Martinópolis, Pedrinhas Paulista, Piratininga, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo e Timburi. O avanço evidencia a força da região no cenário estadual e demonstra o potencial do turismo como vetor estratégico de crescimento sustentável, preservação da cultura e fortalecimento da identidade regional.

 



i7 Notícias