Gincana Contra a Dengue premia escolas campeãs por retirada de criadouros em Paraguaçu Paulista

Prefeito Antian entrega troféus e parabeniza alunos, professores e equipes pela mobilização que recolheu cerca de 20 toneladas de materiais de risco.


Representantes das três escolas que se destacaram na "Gincana Paraguaçu Contra a Dengue" foram recebidos hoje, na Prefeitura Municipal, pelo prefeito Antonio Takashi Sasada, Antian. A iniciativa, que mobilizou a comunidade escolar e resultou na impressionante coleta de aproximadamente 20 bagues de recipientes com potencial para se tornarem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, teve seu ápice com a entrega dos troféus. Acompanharam o prefeito na cerimônia a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Iraciana Messias de Paiva, com sua equipe, agentes de saúde e o secretário de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, que também reconheceram o esforço e a dedicação das escolas participantes.

A classificação final da gincana, baseada na quantidade de material coletado, consagrou a EMEF Professor Antonio Mazzei em primeiro lugar, seguida pela EMEF Professor Sidnei Gomes Salomão em segundo, e a EMEF Professor Célio Rodrigues Siqueira em terceiro.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Iraciana Messias de Paiva, enfatizou o papel crucial da educação na conscientização da população sobre a prevenção da Dengue. "As crianças se tornam grandes educadoras dentro de suas casas. A prova disso são os quase 20 bagues, cerca de 20 toneladas de material que poderia se tornar foco do mosquito da Dengue, que foram retirados graças ao engajamento delas", destacou. O prefeito Antian parabenizou o empenho dos alunos e educadores e ressaltou a importância do trabalho intersetorial no combate à Dengue para manter Paraguaçu Paulista com baixos índices da doença em comparação com outros municípios da região. "O trabalho dedicado da Secretaria de Saúde, os mutirões realizados pela Secretaria de Obras e o engajamento da Secretaria de Educação, que abraçou esta causa com a gincana e outras ações, foram fundamentais para manter nossos índices controlados", disse ele.

Durante a realização da gincana, agentes de saúde e professores desempenharam um papel fundamental ao informar os estudantes sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e as principais formas de prevenção das doenças transmitidas por ele. Os alunos, por sua vez, aprenderam a identificar e eliminar os criadouros do mosquito e a conscientizar suas famílias sobre a importância da rotina de cuidados para a prevenção da dengue.
 

EMEF Professor Antonio Mazzei 



EMEF Professor Sidnei Gomes Salomão

EMEF Professor Célio Rodrigues Siqueira

 

 



i7 Notícias