Na manhã de quarta-feira, 13, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP promoveu mais uma reunião da Câmara Técnica de Agricultura e Meio Ambiente, realizada no Centro Cultural Laércio Boim, em Rancharia.
O encontro contou com a presença das palestrantes Araci Kamiyama, engenheira agrônoma, e Aline Bernardes Candido, especialista ambiental — ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Elas apresentaram o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) e o Protocolo de Transição Agroecológica, destacando ações para incentivar sistemas produtivos sustentáveis, promover a produção orgânica e fortalecer a governança territorial.
Já a engenheira ambiental Jéssica Diniz, coordenadora da Câmara Técnica, apresentou três iniciativas do CIVAP:
Projeto “Eco Aventura: Eu Reciclo, Eu Protejo” – programa de educação ambiental voltado para conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, com atividades que ensinam a correta separação e destinação de resíduos e a proteção da fauna.
Projeto de Arborização Urbana – Arboriza CIVAP – doação de mudas nativas para municípios, visando aumento da vegetação, melhoria da qualidade de vida urbana, promoção da biodiversidade e conforto térmico.
Início das obras da Central de Tratamento e Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos – empreendimento em Palmital/SP que fará a conversão dos resíduos urbanos de 15 municípios em energia elétrica renovável, gerando também créditos de carbono. O projeto já recebeu Licença Ambiental de Instalação emitida pela CETESB, as obras civis foram iniciadas e a previsão de conclusão é para dezembro de 2026.
O CIVAP agradece a calorosa recepção do Agente de Defesa Ambiental de Rancharia, Marcos Vinicius de Souza Santos, e da Diretora de Meio Ambiente, Sarah Fabricio Leite, que apoiaram a realização do evento.