Operação policial voltada ao furto de caminhonetes leva quatro à prisão em Assis e Londrina

Quatro investigados foram presos por força de mandado de prisão temporária.


A Polícia Civil, por intermédio das Delegacias de Polícia Especializadas DIG e DISE de Assis, com o apoio da Polícia Militar (Força Tática/BAEP) e a Polícia Civil do Estado do Paraná, na manhã desta quinta-feira, 15, deflagrou a operação denominada “Keyless”, em alusão a dispositivos eletrônicos que integram com sensores dos veículos, permitindo destrancá-los, assim como ligá-los, sem a necessidade de uso de chave física. A operação teve como objetivo desarticular organização criminosa especializada no furto de caminhonetes e SUV’s da marca Toyota.

Após trabalho de inteligência e provas levantadas, foram identificados cinco pessoas envolvidos, sendo que nesta data, foram cumpridas 15 medidas cautelares de busca e apreensão domiciliares e cinco mandados de prisão temporárias nas cidades de Assis e Londrina/PR, autorizadas pela Justiça, sendo presos quatro investigados  por força de mandado de prisão temporária, encontram-se apenas um foragido, além da apreensão de aparelhos celulares e outros objetos de interesse à investigação, que auxiliarão na instrução probatória. 

A investigação, a principio, esclareceu 15 crimes, sendo 13 furtos de Hilux, um roubo de Hilux e, provavelmente, um roubo de um veículo da marca Volkswagen, modelo Voyage, cujo veículo foi utilizado na prática de um dos crimes de furto de camionete. As investigações apontam que os criminosos agiam de forma organizada, selecionando bens de alto valor comercial e utilizando equipamentos tecnológicos para burlar sistemas de segurança, assim que furtados os veículos eram levados rapidamente para outros Estados da Federação. 

 

A operação contou a participação de 35 policiais civis da área da Delegacia Seccional de Assis e da 10ª Subdivisão Polícia de Londrina/PR, 30 policiais militares, totalizando um efetivo empregado de 65 policiais e 20 viaturas empenhadas. 

Os suspeitos presos estão à disposição da Justiça e responderão por crimes como furto qualificado, associação criminosa e receptação e roubo majorado (quando há uma circunstância que agrava o crime de roubo, resultando em um aumento da pena). A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de conexões com outros estados.

A Operação Keyless representa mais um passo no enfrentamento ao crime organizado patrimonial e reafirma o compromisso da Polícia Civil de Assis com a segurança da população.
Após a conclusão dos trabalhos de Polícia Judiciária, os indiciados foram recolhidos a estabelecimentos prisionais da região, onde passarão por audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.



i7 Notícias