Em uma iniciativa de cuidado integral à saúde da mulher, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio da Equipe Multidisciplinar (EMULTI), esteve hoje, 6 de outubro, no centro da cidade para divulgar uma importante ação do Outubro Rosa. No próximo dia 9 de outubro, um ônibus da prevenção estará em frente à Unidade de Atendimento à Mulher para a coleta de exames preventivos contra o câncer de colo de útero (Papanicolau). A ação será realizada das 9h às 15h30 e é uma parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer de Presidente Prudente. Para realizar o exame, é necessário fazer um agendamento prévio, que pode ser feito na própria Unidade de Atendimento à Mulher ou em qualquer outra unidade de saúde do município.
A EMULTI, composta por profissionais de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, farmácia, odontologia, entre outros, atua complementando suas perspectivas para oferecer uma abordagem completa à saúde. A Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a campanha Outubro Rosa, um movimento global que mobiliza esforços na luta contra os tipos de câncer que afetam as mulheres. O objetivo é destacar a importância da prevenção e do acesso à informação sobre o câncer de mama, o tipo mais comum e que mais causa mortes em mulheres no país, e também sobre o câncer de colo do útero.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são alarmantes: o câncer de mama é o tipo mais incidente e o que mais causa mortes em mulheres no Brasil, com uma estimativa de 73.610 novos casos por ano. A informação empodera as pessoas a tomarem decisões sobre a própria saúde, buscando atendimento médico e seguindo as orientações de tratamento.
Exames Essenciais para a Prevenção
Para o câncer de mama:
Mamografia: O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendam que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos para todas as mulheres.
Autoexame e Autoconhecimento: É fundamental que a mulher toque seu corpo mensalmente para identificar possíveis alterações.
Para o câncer do colo do útero:
Exame Papanicolau (citopatológico): Mulheres entre 25 e 64 anos com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos com resultados normais.
Vacina contra o HPV: Disponível gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, é a principal forma de prevenção.
Apesar da preocupação com outros tipos de câncer, o câncer de mama se destaca pela sua ampla prevalência e impacto na mortalidade feminina. Por isso, os esforços contínuos e campanhas como o Outubro Rosa são essenciais para conscientizar a população sobre os riscos e a importância da detecção precoce.