A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista promoveu na tarde de sexta-feira, 12 de novembro, a terceira edição da Câmara Jovem, realizada no Palácio Água Grande.
A Sessão Solene Câmara Jovem 2010 foi destinada aos alunos do ensino fundamental de nossa cidade.
A Câmara Jovem é uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, que possibilita aos vereadores de nosso município cederem os seus lugares aos jovens “vereadores” estudantes do município. O exercício do mandato tem caráter instrutivo e os participantes precisam estar devidamente matriculados em escolas públicas e particulares da cidade, sendo escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos órgãos de representação estudantil de cada unidade escolar.
Com o intuito de inserir as crianças e os jovens de nosso município no contexto do Poder Legislativo Municipal, a Câmara Jovem é realizada anualmente, sendo que a cada ano se destina a um nível de ensino. Neste ano, foi dedicada aos estudantes do ensino fundamental e, em 2011, assim como na segunda edição, será voltada aos adolescentes do ensino médio.
No início da sessão os vereadores jovens foram chamados para a assinatura do termo de posse, que ocorreu junto à Mesa Principal com apoio do 2º Secretário da Câmara, vereador Paulo Japonês. A seguir, receberam seus diplomas das mãos dos nobres vereadores do município e, então, assumiram os seus lugares no plenário.
O passo seguinte foi a eleição, por votação nominal, da Mesa Diretora da Câmara Jovem, que ficou composta da seguinte forma: Jéssica Cristhine da Silva Reis – presidente; Vinícius Avanzi Barbosa Mascareli, vice-presidente; Alexandro Nascimento da Silva, 1º secretário; e Thales Vicente da Silva, 2º secretário.
Veja quais foram os projetos e qual a finalidade de cada um deles:
Alexandro Nascimento da Silva, da EMEF Profº. Osório Lemaire de Morais
Partido do Meio Ambiente
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a introdução da educação ambiental como conteúdo das matérias, atividades e disciplinas curriculares dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal.
Camila Correia Andrade, da EMEIF Profª. Ivony Affini Matheus
Partido da Educação e Cultura
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a criação de uma Biblioteca Municipal no Distrito de Conceição de Monte Alegre, com o atendimento voltado para a sociedade carente.
Cibeli Dantas Vasco da Silva, da EMEIF Domingos Paulino Vieira
Partido da Saúde
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a criação da Lei “Ampliação da Unidade de Saúde em Posto de Pronto Atendimento no Distrito da Roseta”.
Diego Romeiro Costa, da EMEF Alexandrina Penna
Partido da Economia, Emprego e Defesa do Consumidor
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Jéssica Cristhine da Silva Reis, da Escola SESI “Carlos Arruda Garms”
Partido da Educação e Cultura
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a criação de eventos culturais nas mediações das vilas Gammon, Murilo Macedo e Antonio Pertinhez.
Jorge Renan Feitosa de Paula, da EMEF Coronel Antonio Nogueira
Partido do Meio Ambiente
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre o reflorestamento da área em torno do Rio Alegre, situado no Bairro Burrinho.
Matheus Candido Canevari, da EMEF Profª. Helena Wirgues Ramos
Partido da Agricultura
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a criação da Lei “Cisternas nas zonas rurais”, que garantirá a produção agrícola e pecuária durante a estiada.
Thales Vicente da Silva, da EE Profª Maria Ângela Batista Dias
Partido da Educação e Cultura
Objetivo do Projeto: Dispõe sobre a criação de um programa de distribuição e aproveitamento de equipamentos de informática no processo de reciclagem, para fins de inclusão digital.
Vinícius Avanzi Barbosa Mascareli, da EE Profª Maria Angela Batista Dias
Partido do Meio Ambiente
Objetivo do Projeto: Estabelece o uso de embalagens e sacolas biodegradáveis e oxibiodegradáveis.
Estes projetos serão agora estudados pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, que analisará a viabilidade de cada um deles para que, posteriormente, possam ser apresentados para deliberação no plenário da Casa.
O objetivo primordial da Câmara Jovem certamente foi alcançado: possibilitar aos nossos jovens uma lição de cidadania e de democracia, por meio da vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar. A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista sente-se extremamente satisfeita com o saldo positivo da Câmara Jovem Edição 2010, acreditando na força deste projeto e esperando que a cada ano obtenha maior engajamento dos envolvidos.