A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Solene na noite de sábado (13), entregou o título de Cidadão Paraguaçuense ao Pastor Almirante Brito de Almeida, como forma de reconhecimento pelos 25 anos de relevantes serviços prestados à comunidade evangélica, especialmente à Igreja Assembléia de Deus. A solenidade aconteceu na Assembléia de Deus - Ministério de Belém e reuniu cerca de 500 pessoas.
A Orquestra “Som do Céu” de Maracaí abriu a solenidade, além de entoar o Hino Nacional e um hino evangélico em homenagem ao Pastor. Fizeram uso da palavra a presidente da Câmara e autora do projeto de outorga do título, vereadora Almira Ribas Garms, e o homenageado da noite, que agradeceu o reconhecimento do Legislativo Paraguaçuense.
Após a exibição de um vídeo sobre a história do mais novo Cidadão Paraguaçuense, o Grupo Resplandecer, que é formado por integrantes da Assembleia de Deus, prestou sua homenagem ao Pastor com o hino “Agnus Dei”. E logo após o discurso do homenageado, os cantores Miriam e Claudinei brilharam com a música “Pastor”, uma forma de saudar Almirante em nome de toda a congregação evangélica.
Conheça a história do Pastor Almirante
Nascido na cidade de Bela Vista do Paraíso/PR, oriundo de família evangélica, sua formação cristã deve-se aos seus pais. Passou sua juventude na igreja, onde conheceu a jovem Maria Guedes de Almeida em 1976, com quem se casou. Desta união nasceram as filhas Mara, Nara, Maroli e Sarah.
O pastor Almirante foi consagrado ao Presbitério no dia 05 de novembro de 1984, sendo enviado pelo Ministério ao Campo de Paraguaçu Paulista, assumindo a Congregação de Maracaí no dia 13 de novembro de 1984, portanto, há 26 anos. Dirigiu a congregação de Maracaí de novembro de 1984 a fevereiro de 1992. No dia 5 de julho de 1991, assumiu a Presidência do Campo de Paraguaçu Paulista, recebendo a Igreja sede com 139 membros.
Sempre foi um homem de metas. Naqueles tempos, seus objetivos eram a construção de um templo para 500 pessoas sentadas, a preparação de novos obreiros através de uma Escola Teológica e um programa de rádio.
Seus objetivos foram então alcançados. Quanto ao programa de rádio, surgiu o sucesso “Voz das Assembleias de Deus” através da Rádio Clube Marconi, onde foi veiculado por 3 anos, depois transferido à Rádio Educativa por 6 meses, Rádio Comunitária por 2 anos e, em 2001, o sonho crescera: uma emissora em suas mãos para administrá-la, com a concessão do Ministério das Comunicações para instalação da Rádio Difusora Ebenézer.
Durante estes 26 anos de ministério servindo a causa do Mestre, o pastor Almirante efetuou 98 casamentos, fez a apresentação de mais de 108 crianças e batizou mais de 500 novos membros. Graças ao Pastor Almirante, o ministério da Assembleia de Deus do Campo de Paraguaçu Paulista (ADECAMPP) cresceu muito nestes anos e hoje conta com dois pastores, oito evangelistas, catorze presbíteros, vinte e quatro diáconos e vinte e oito cooperadores.