Câmara parabeniza o General Lourival Carvalho Silva

A moção é de autoria do vereador e presidente da Casa, Júnior Baptista, que parabeniza o General de Exército Lourival Carvalho Silva; O TG de Paraguaçu representou o General na sessão.



A moção é de autoria do vereador e presidente da Casa, Júnior Baptista, que parabeniza o General de Exército Lourival 
Carvalho Silva; O TG de Paraguaçu representou o General na sessão

Em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (4), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador e presidente da Casa, Júnior Baptista, que parabeniza o General de Exército Lourival Carvalho Silva, pela trajetória de sucesso e relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, cujo nome foi indicado e aprovado para o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

O General Carvalho é paraguaçuense, nascido em 10 de dezembro de 1958, filho de Anésio Francisco da Silva e Leonor Carvalho Silva. Casado com a senhora Thiana Carla Neves Carvalho, o casal possui dois filhos, Lucas e Letícia.

Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1977. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1978, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1981.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares, realizou os cursos de Piloto de Combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército, Piloto de Aeronave na Marinha do Brasil e Preparação de Instrutores de Voo na Força Aérea Brasileira. No exterior, realizou os cursos de Aplicação de Aviação do Exército e Relações Internacionais, ambos na França.

Durante sua vida militar, serviu em unidades de Cavalaria, no Rio de Janeiro e em São Miguel do Oeste e de Aviação, em Taubaté. Foi instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté e instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Foi Observador Militar na Missão de Observadores Militares Equador/Peru.

Como coronel, comandou a Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador, no biênio 2004-2005, foi Oficial do Gabinete do Comandante do Exército, Chefe da Seção de Promoções de Graduados da Diretoria de Avaliação e Promoções, Subchefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal, Assistente do Chefe do Departamento Geral do Pessoal e Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil na França e Bélgica.

Como oficial general, foi Diretor de Serviço Militar, em Brasília; Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados; Diretor de Educação Técnica Militar, no Rio de Janeiro-RJ; Diretor de Avaliação e Promoções, em Brasília; Comandante da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba-PR, Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande, e Secretário de Economia e Finanças do Exército.

Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, Mérito Militar Grã-Cruz, Mérito Naval, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowsky; além de cinco condecorações estrangeiras.

Ocupando com maestria o posto de Chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército, em abril deste ano o General Carvalho foi indicado pelo Presidente da República para ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar. Sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, o nome do General foi aprovado pelo Plenário daquele Legislativo em sessão realizada no início do mês de maio.

“Assim, apresentamos esta Moção de Congratulações como forma de reconhecimento a história desse conterrâneo que, por meio de sua carreira militar, muito vem contribuindo com a história do nosso país, orgulhando a todos nós”, disse o autor Júnior Baptista.

O TG 02-049 de Paraguaçu Paulista esteve presente na Sessão, representando o General.


 



i7 Notícias
-->