Saúde de Paraguaçu realiza mutirão de pequenas cirurgias

O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, informou ainda que está sendo feito fazendo também o mutirão de cirurgia de catarata, que será em quatro etapas.



O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, informou ainda que está sendo feito fazendo também 
o mutirão de cirurgia de catarata, que será em quatro etapas

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Saúde, está realizando o Mutirão de Pequenas Cirurgias para pacientes do município que estão aguardando na fila de espera. 

Os procedimentos começaram a ser realizados neste último sábado, dia 30, a partir das 8h30, na Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu, pela empresa vencedora da licitação Medic Mais – Plano de Saúde. 

O representante da empresa, Moisés Antônio Leite,  destacou a importância dessa iniciativa do Poder Público Municipal em dar importância e valorizar as pequenas cirurgias.

“Antes de mais nada eu falo que essa é uma ação comunitária, muitas cidades da região tem uma demanda muito alta no que diz respeito a pequenas cirurgias, mas por serem procedimentos pequenos, que não dão tanta visibilidade, muitos Gestores não se esforçam para atender a demanda. E isso é uma atitude errada, pois conheço pessoas que entram até em depressão, ficam com a autoestima baixa por terem algum problema que seria fácil de resolver, mas a grande maioria depende exclusivamente do SUS. Paraguaçu está de parabéns pois estão conseguindo realizar o sonho de muita gente que já está na fila de espera por um bom tempo”, disse.

Já o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, salientou que o objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias. Essas pequenas cirurgias vão de uma simples verruga até um câncer de pele de pequeno porte.

"Zerar as filas em cirurgias, exames, consultas, tem sido uma prioridade para nós desde o início da Gestão, no caso das pequenas cirurgias são procedimentos simples, mas que fazem uma grande diferença na vida das pessoas. Com a chegada da Covid tudo parou e nós ficamos com uma demanda muito grande, hoje com um cenário um pouco mais tranquilo, nós do Departamento com a ajuda do prefeito Antian, conseguimos direcionar recursos para a realização desses procedimentos e zerar a fila”.

Egydio informou ainda que está sendo feito fazendo também o mutirão de cirurgia de catarata, que será realizado em quatro etapas.

“Nosso objetivo também é zerar essa questão, além disso, estamos em parceria com o Estado de São Paulo, que está promovendo um mutirão de cirurgias de maior porte, nesse caso as parcerias estão sendo fechadas pois não dependem apenas da Prefeitura, e já aproveitamos para convocar a população para que se tornem doadores de sangue, já que, para a realização desses procedimentos maiores,  necessitamos que o nosso estoque no Banco de Sangue em Assis esteja completo. A pessoa interessada em ajudar pode se cadastrar no site da prefeitura no link Saúde /Banco de Sangue, que nós iremos agendar a doação e fazer o transporte até o Hemocentro de Assis”, finalizou.


i7 Notícias i7 Notícias