Professor Reginaldo Galhardo é homenageado na Câmara Municipal

Durante décadas de atuação, Reginaldo fez da criatividade uma ferramenta para superar as limitações impostas pela falta de recursos.



Professor Reginaldo com os vereadores, durante sua homenagem na Câmara Municipal

Reunida em Sessão Ordinária na terça-feira, 08 de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ricardo Rio, que parabeniza o professor Reginaldo Galhardo pela justa e merecida homenagem recebida durante a 1ª Teia Regional de Cultura Viva – Região 01, realizada no Pontão de Cultura Galpão Cultural da cidade de Assis (SP), no dia 08 de agosto.

Mais do que uma programação cultural, a 1ª Teia Cultural constituiu-se em um encontro entre memória e futuro. Em meio às manifestações artísticas, aos saberes populares e às experiências compartilhadas, a celebração também abriu espaço para reconhecer pessoas que fizeram da cultura um instrumento de transformação e que, ao longo de suas trajetórias, contribuíram para a construção da identidade cultural do território.

Foi nesse ambiente de reconhecimento e valorização da memória cultural que ganhou destaque a homenagem ao professor Reginaldo Galhardo, cuja trajetória está profundamente ligada à utilização da arte como instrumento de transformação social, especialmente na formação de crianças e jovens.

Durante décadas de atuação, Reginaldo fez da criatividade uma ferramenta para superar as limitações impostas pela falta de recursos. A ausência de estruturas adequadas nunca foi suficiente para interromper seu trabalho. Ruas, praças, escolas e espaços comunitários passaram a abrigar atividades artísticas e educativas, aproximando a cultura de pessoas que nem sempre tinham acesso a ela.

Em Paraguaçu Paulista, essa concepção ganhou forma por meio de iniciativas desenvolvidas junto a escolas e comunidades. Mais do que ensinar técnicas ou revelar talentos, seu trabalho esteve associado à formação humana, à construção de vínculos e à compreensão de que a arte pode constituir um importante instrumento de desenvolvimento, expressão e cidadania.

Ao incluir Reginaldo Galhardo entre os mestres e mestras reconhecidos pela 1ª Teia Regional de Cultura Viva, o evento não apenas resgatou uma trajetória de dedicação à cultura, como reafirmou a permanência de um legado que continua presente nos projetos que carregam seus ensinamentos, nos alunos que seguiram seus caminhos e nas pessoas que encontraram na arte uma possibilidade de transformação.
            
“Determinados legados não pertencem apenas ao passado. Permanecem vivos quando encontram novas vozes, novos caminhos e novas pessoas dispostas a manter a cultura em movimento. É por reconhecer a relevância dessa trajetória e a contribuição do professor Reginaldo Galhardo para a cultura e para a formação de gerações em nosso município que se justifica o presente reconhecimento por esta Casa Legislativa”, disse o autor da moção, Ricardo Rio.
 



i7 Notícias