Após adequações, a Prefeitura inaugura Posto de Coleta de Leite Humano em Paraguaçu Paulista

Atendendo as normas exigidas, foi concedido alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária.



Atendendo as normas exigidas, foi concedido alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira, dia 8, o Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade de Atendimento à Mulher.

O local estava desativado desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Em 10 de maio de 2022 foi solicitado ao Banco de Leite do Hospital Regional de Assis a continuidade da parceria. Em 26 de maio de 2022 aconteceu a primeira reunião para as tratativas da continuidade do serviço. Dada as normas técnicas a continuidade do trabalho não pode ser realizada, já que o que tínhamos era apenas uma sala de amamentação, que não atendia os critérios para o devido funcionamento de um Posto de Coleta de Leite Humano.

Sendo assim, iniciou-se todo o processo de preparo de espaço físico, sendo instalada inclusive toda a
estrutura de higiene, salubridade e esterilização, essenciais para o funcionamento adequado do Posto de Coleta de Leite Humano.

Foram inúmeras reuniões e visitas técnicas no local. Findadas as adequações e atendendo as normas exigidas, foi concedido Alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária e a autorização do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Assis e da Coordenação Paulista da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano da Regional do Interior Ribeirão Preto.

A partir de agora, as mães/nutrizes que forem fazer a doação de leite, além das orientações sobre como realizar a coleta de forma correta, passarão por triagem, realizarão exames e vão receber materiais padronizados e devidamente esterilizados. Todo o material colhido abastecerá ao Banco de Leite do Hospital Regional de Assis, que fornece o leite aos recém-nascidos internados na UTI, bem como os bebês prematuros que por alguma razão não conseguem ser amamentados normalmente.



i7 Notícias
-->