Paraguaçu Paulista realiza mais de 200 exames preventivos por mês

Março Lilás visa a Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero.



Março Lilás visa a Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher, por meio da campanha Março Lilás, que visa conscientizar sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

Considerado o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil, o câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele podeser evitado.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Em Paraguaçu Paulista, todas as Unidades de Saúde realizam exames preventivos, o que dá uma média de 230 exames realizados por mês.

Também, as mulheres contam com a Unidade da Mulher, que realiza em média 180 mamografias por mês, 200 procedimentos de enfermagem, 300 consultas com a enfermeira: 432 consultas médicas e 36 preventivos.



i7 Notícias
-->