É golpe: criminosos fingem facilitar pagamento de dívidas e enviam boletos falsos

O Serasa alertou que o Feirão Limpa Nome está sendo usado com o isca por alguns golpistas.



O Serasa alertou que o Feirão Limpa Nome está sendo usado com o isca por alguns golpistas

 

O Brasil tem um número grande de famílias endividadas. Praticamente 8 em cada 10 famílias tem contas parceladas, atrasadas ou não, de acordo com monitoramento da Confederação Nacional do Comércio.

A taxa de inadimplência gira em torno de 30%. Outra entidade, a Serasa, especializada em dívidas e créditos, diz que o Brasil encerrou 2022 com 69,4 milhões de inadimplentes, o que somava um total de R$ 312 bilhões em dívidas em atraso.

Para tentar aliviar a situação dos devedores e atender a demanda dos credores, com frequência, a empresa coordena a realização do chamado Feirão Limpa Nome.

Descontos são oferecidos aos inadimplentes em negociações entre as partes para que o compromisso financeiro possa ser honrado. Mas o que é para ser uma chance de reorganização no orçamento de milhares de pessoas se tornou também uma oportunidade para pessoas de má fé.

O Serasa alertou que o Feirão Limpa Nome está sendo usado com o isca por alguns golpistas e, por isso, se você está inadimplente, é bom redobrar or cuidados para não ser vítima de fraude

No golpe identificado, criminosos se passam por representantes de empresas que renegociam dívidas nas redes sociais para oferecer propostas que seriam melhores do que as do mercado e prometem limpar o nome da pessoa na hora.

A Serasa alerta, no entanto, que nunca começa uma conversa usando redes sociais e que apenas dá seguimento a contatos iniciados por pessoas que procuram os canais oficiais da empresa.

Além disso, boletos enviados em nome da empresa podem e devem ser sempre verificados antes de serem pagos. No próprio site da Serasa tem uma ferramenta que diz se o boleto que você tem em mãos é original. De acordo com a empresa, a cada 10 consultas, 3 indicam que o boleto não é autêntico.



i7 Notícias
-->