Com chuvas mais escassas no interior do país, outono começa às 18h25 de hoje; vídeo

Confira qual é a previsão do tempo para a primeira semana do outono.



Confira qual é a previsão do tempo para a primeira semana do outono

O outono de 2023 tem início às 18h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20). A estação é marcada por temperaturas mais amenas e, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, especialmente, no semiárido nordestino.

“É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central”, explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em comunicado.

O início e o fim das estações estão associados aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono), que são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol, bem como pela inclinação do eixo de rotação em relação à órbita.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite, o mesmo que acontece no equinócio da primavera.

Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília), quando, então, se encerra o outono e começa o inverno. Já no solstício de verão o, dia tem o seu maior pico de duração em todo o ano.

Previsão

No Sudeste, a previsão indica volumes de chuva abaixo da média nesse outono. Assim como na Região Centro-Oeste, normalmente existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do inverno, dando início ao período seco. 

A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, porém, não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

Orientação

Já segundo os meteorologistas da Defesa Civil do Estado, o início deste outono será marcado ainda pelas chuvas típicas do verão. O tempo permanecerá instável, com sensação de calor e abafado, ocasionando chuvas no final da tarde. Inclusive, em alguns dias poderemos ter momentos com tempestades, principalmente nos municípios da faixa leste do estado, incluindo a Capital, região metropolitana e litoral paulista.

Confira qual é a previsão do tempo para a primeira semana do outono no vídeo abaixo.

Portanto, a Defesa Civil renova as recomendações de alerta a toda população. 

Permaneçam atentos aos riscos trazidos pelas chuvas e em caso de emergência liguem para a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo número 193.



i7 Notícias
-->