Filpo e a Feira faz show gratuito no Cine Teatro Lucila Nascimento para lançar CD “Morada do vento”

Grupo, que busca preservar um tipo de sonoridade brasileira, com forró e xote, e explora instrumentos 'peculiares' como rabeca e marimbau, está em turnê pelo litoral e interior paulista. 



Grupo, que busca preservar um tipo de sonoridade brasileira, com forró e xote, e explora instrumentos 'peculiares' 
como rabeca e marimbau, está em turnê pelo litoral e interior paulista

Acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, o show gratuito com o Grupo “Filpo e a Feira”, a partir das 20h.

Os ingressos podem ser retirados no Departamento Municipal de Turismo e Cultura, no Ponto de Cultura ou na bilheteria do Cine Teatro, no dia da apresentação.

O grupo paulista Filpo e a Feira existe há 9 anos e explora os timbres de instrumentos considerados 'peculiares' como a rabeca, viola dinâmica de 10 cordas, marimbau e pífanos, ao lado de zabumba, triângulo e baixo. É integrado por Filpo Ribeiro (voz, rabeca, viola dinâmica e marimbau), Marcos Alma (baixo e coro), Alisson Lima (percussão/vocal) e Lipe Torre (percussão e vocal), e está lançando o 2º CD, Morada do vento (www.tratore.com.br/plataformas Spotify; Deezer; iTunes e outras). Projeto aprovado pelo ProAc 2022.

As músicas são de Filpo Ribeiro, com parceiros diversos. Os arranjos, feitos por todos os integrantes, se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical e pesquisa de cada um deles, mas sem se prender a um estilo. Em Morada do vento há forró e coco, com influências da cultura caipira e caiçara do Sudeste como o fandango, folia de reis e lundu do norte mineiro. Filpo acentua: “Outra particularidade é que foi gravado ao vivo. Todos tocando juntos na mesma sala, com poucos ‘overdubs’. O resultado é uma mixagem e clima mais orgânico, fundamental para esse tipo de som”.

Ligado na diversidade musical brasileira, o álbum Morada do vento vai fazendo combinações. Entre elas, traz forrós como Povo Guerreiro e Olhe o poste; flerta com o samba de roda da Bahia em Casa amarela; apresenta os xotes Caniné e Cacimba seca, entre outros.



i7 Notícias
-->