Casos de dengue no distrito de Conceição de Monte Alegre preocupam o Departamento de Saúde

Durante busca ativa, agentes encontraram grande quantidade de recipientes que acumulam água e vários focos do mosquito transmissor; população precisa se conscientizar.



Durante busca ativa, agentes encontraram grande quantidade de recipientes que acumulam água e vários 
focos do mosquito transmissor; população precisa se conscientizar

Nas últimas semanas o distrito de Conceição do Monte Alegre, em Paraguaçu Paulista, tem vivido uma situação muito preocupante no que diz respeito aos casos de dengue. Nem mesmo a queda na temperatura tem evitado o aumento nos casos da doença. Em apenas uma semana, foram cerca de 50 notificações. 

A Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde, através da equipe de Controle de Vetores, tem feito ações de busca ativa, bloqueio, eliminação e recolhimento de criadouros, controle focal e orientação junto aos moradores. Mas, todo esse trabalho é ineficaz sem o apoio da população local. 

Os agentes relataram que a quantidade de recipientes que acumulam água e de focos do mosquito transmissor da dengue encontrada nas residências têm sido preocupante.
Cabe a cada morador a obrigação de vistoriar seus quintais, suas casas e não descartar lixo em locais inadequados, como terrenos baldios.

A Unidade de Saúde do distrito também intensificou o trabalho e orienta a população que procure o local caso tenha algum dos sintomas da dengue, como febre alta, dores no fundo dos olhos, nas articulações e no corpo, vômito, diarreia, dores de cabeça ou no abdômen.

Em 2023 a dengue vem causando preocupação em todo o Estado de São Paulo, devido ao número elevado de casos graves e de mortes. Outra preocupação é com a falta de inseticida em todo país, devido a matéria prima vinda da Ucrânia (país em guerra) e com a falta de conscientização da população em fazer a sua parte. 

Atualmente, o município de Paraguaçu tem 442 pessoas notificadas, sendo que dessas 64 tiveram resultados positivos, 238 negativos e 155 esperam o resultado.



i7 Notícias
-->