Câmara parabeniza o professor doutor Bruno Janegitz por afiliação à Academia Brasileira de Ciências

Bruno possui graduação em Licenciatura Plena em Química, mestrado em Química com ênfase em Química Analítica e Doutorado em Ciências, área de concentração em Química Analítica pela UFSCar.



Bruno possui graduação em Licenciatura Plena em Química, mestrado em Química com ênfase em Química Analítica e Doutorado em 
Ciências, área de concentração em Química Analítica pela UFSCar; ele foi homenageado por moção de autoria do vereador Daniel Faustino

Na Sessão Ordinária de terça-feira, 2 de maio, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza o professor Dr. Bruno Campos Janegitz, eleito como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Bruno é nascido em Paraguaçu Paulista, no dia 1ºo de abril de 1983, filho de Maria Aparecida de Campos Janegitz e Milton Janegitz. Residente por muitos anos na Vila Nova, frequentou a escola “Diva Figueiredo da Silveira” da pré-escola até o segundo ano do ensino médio. Além disso, fez o terceiro ano no colégio MVC Objetivo. Em 2002 mudou-se para a cidade de São Carlos para fazer o ensino superior.

Bruno possui graduação em Licenciatura Plena em Química (2006), mestrado em Química com ênfase em Química Analítica (2009) e Doutorado em Ciências, área de concentração em Química Analítica (2012) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui estágio (doutorado) na Universidad Complutense de Madrid; academic visiting pela University of Warwick no ano de 2013; pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2014); professor visitante na Universidad Nacional de Córdoba no ano de 2018; e academic visiting pela Manchester Metropolitan University no ano de 2022.

Atualmente é Professor Adjunto C, nível 3 e líder do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano) na Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2023-2027). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) da Universidade Federal de São Carlos.

Publicou mais de 120 artigos em revistas internacionais, 1 livro, 4 capítulos de livros e 13 depósitos de patentes. Ministrou mais de 20 palestras convidadas em eventos científicos e didáticos, no Brasil e no exterior. Membro do corpo editorial da revista Journal of Sensors. É parecerista de projetos de pesquisa de diversas agências nacionais e internacionais.

Possui dezenas de prêmios e distinções, entre elas: uma Menção honrosa no Prêmio Mercosul em sua décima terceira edição e o Young Talent in Analytical Chemistry Award (2022) pela Revista Brazillian Journal of Analytical Chemistry.

Tem experiência nas áreas de Química e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de nanomateriais, eletrodos modificados com nanomateriais, biossensores eletroquímicos, sensores de baixo custo e sensores impressos em 3D.

“Desde a sua chegada como docente, em 2015, ele tem se destacado como um dos pesquisadores mais produtivos e de excelência do Centro. Docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do Centro de Ciências Agrárias, Campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Assim, como reconhecimento ao Dr. Bruno, apresentamos essa moção como forma de homenageá-lo”, disse o autor vereador Daniel Faustino.



i7 Notícias
-->