Projeto Solar Musical abre inscrições para sua 6ª Edição, com vagas em Paraguaçu Paulista

As oficinas têm vagas limitadas e contemplam as atividades de canto coral, violão, teatro e dança para crianças e jovens de 07 a 15 anos, que frequentam as escolas da rede pública de Paraguaçu.



As oficinas têm vagas limitadas e contemplam as atividades de canto coral, violão, teatro e dança 
para crianças e jovens de 07 a 15 anos, que frequentam as escolas da rede pública de Paraguaçu Paulista

O Projeto Solar Musical - Artes Integradas, 6ª edição, está com as inscrições abertas de 5 de junho, próxima segunda-feira, a 07 de julho de 2023. Com patrocínio da Cocal, o Projeto solar Musical é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

O projeto chega à sexta edição com oficinas de música, dança e teatro pra crianças de escolas públicas.

As oficinas têm vagas limitadas e contemplam as atividades de canto coral, violão, teatro e dança para crianças e jovens de 07 a 15 anos, que frequentam as escolas da rede pública de Paraguaçu Paulista. Já para os adultos é oferecida a oficina de canto coral realizada no Centro de Convergência Turística (CCI), em Paraguaçu Paulista.

As atividades têm cunho sociocultural com o objetivo de promover e enriquecer o despertar das crianças e dos adolescentes para a arte, possibilitando conhecimento e contato com novos estilos musicais e diversificação cultural. Além do conhecimento técnico, as oficinas ajudam na capacidade de concentração, no desenvolvimento do raciocínio lógico e colabora para novas perspectivas profissionais no futuro e no relacionamento e disciplina.

Para Regina Maria Cappi, coordenadora do Clube da Juventude I, em Paraguaçu Paulista, esta parceria com o Solar Musical desde 2019 é muito gratificante e uma experiência que desperta o interesse não só pela música, como também agrega em relação ao convívio entre as crianças, a inclusão social, o trabalho em equipe. “É importante ressaltar que temos crianças e jovens aqui que tiveram sua primeira experiência com a música através deste magnífico projeto e, hoje, estão em contato com novos instrumentos e se destacando nas aulas da Escola Municipal de Música, graças ao incentivo do Solar Musical”, conclui Regina Maria.

O projeto já beneficiou mais de 700 pessoas de forma direta e incentiva crianças e jovens a terem novas perspectivas de futuro. As filhas de Bruna Yasmin Pontes de Souza, que frequentam o Clube da Juventude I, afirma que o projeto ajudou as meninas na socialização, na timidez e as motivou a irem à escola, “a minha mais velha faz aula de inglês e dança e quer ser bailarina no exterior”, diz Bruna Yasmim e complementa “é um projeto maravilhoso, porque têm mães que não podem colocar seus filhos em aulas pagas e aqui tem este projeto gratuito para as crianças, isso faz muito diferença na vida delas”.

Aline Silva é mãe de cinco filhos, tendo dois que já participaram do projeto, e três que continuam no Solar Musical e um deles pretende ser professor de música por ter adquirido este amor pela música através do projeto, “este meu filho tinha uma dificuldade na fala, ele era gago e a música o ajudou na sua dicção e ele fala quer seguir carreira e futuramente ser professor de projetos socioculturais”, afirma Aline Silva.

O Projeto Solar Musical - Artes Integradas possui o apoio de desenvolvimento e amparo às crianças e adolescentes em parceria com o departamento de assistência social das prefeituras das cidades onde as oficinas são realizadas. Toda parte operacional tem direção geral e executiva da produtora cultural Raquel Margarida – (diretora da R. Margarida Produções) e coordenação artística e pedagógica do maestro Eduardo Pereira, (Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Sorocaba / Curador Musical da série “A OSB do Brasil” / Diretor da Life Concert Entretenimento).

Serviços:

Inscrições gratuitas de 05 de junho a 07 de julho de 2023

Vagas limitadas

Locais para as inscrições:

PARAGUAÇU PAULISTA

Oficina de teatro

Projeto CARA - Associação de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paraguaçu Paulista:
Avenida Manoel Antônio de Souza, 1896 - Barra Funda.

CRAS 2: Rua Fernando Costa, 187 - Barra Funda
Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores de Roseta: Rua Maria Aparecida de Lima, 311, Roseta, Paraguaçu Paulista/SP.

Oficina de dança

Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores de Roseta: Rua Maria Aparecida de Lima, 311 – Roseta.

Oficina de violão

Clube da Juventude II: Rua Antônio Fernandes, S/Nº - Barra Funda.

Oficina de canto coral

CCI: Centro de Convergência Turística: Avenida Aeroporto, 290/386 - Jardim Panambi. (para adultos)



i7 Notícias
-->