Estado de SP inicia campanha para regularização de imóveis rurais

Governo estadual busca eliminar fila de 260 mil cadastros pendentes do Cadastro Ambiental Rural


O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está intensificando esforços para resolver a questão de aproximadamente 260 mil análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que estão pendentes de verificação por parte dos proprietários rurais.

Com o objetivo de regularizar mais de 420 mil propriedades, a iniciativa visa facilitar o acesso a licenciamentos e financiamentos, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.

Desde março de 2023, o estado alcançou um marco importante com 423,5 mil cadastros processados, dos quais 91% já foram analisados no sistema. A campanha "Aceite seu CAR", lançada pelo governo paulista, encoraja os produtores a completarem seus cadastros para garantir a regularidade ambiental de suas propriedades. A importância desse processo é destacada em um vídeo informativo, que pode ser visto aqui.

O CAR, criado pela Lei Federal 12.651/12, é um registro público eletrônico de âmbito nacional, que serve como um extenso banco de dados para controle e monitoramento ambiental e econômico, além de ser uma ferramenta crucial no combate ao desmatamento.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, reforçou a importância do cadastro: “Com um sistema exemplar de Cadastro Ambiental Rural (CAR), São Paulo não apenas protege suas terras agrícolas e florestas, mas também serve de modelo para outros estados e nações. Convidamos todos os produtores a se unirem a este esforço coletivo por um futuro mais sustentável.”

O processo de verificação do CAR permite que os proprietários confirmem ou atualizem as informações submetidas e resolvam pendências indicadas pelo sistema. Essa etapa é crucial para o avanço da regularização ambiental, oferecendo aos proprietários a opção de aceitar total ou parcialmente os resultados, ou rejeitá-los completamente, dependendo da situação específica de cada propriedade.

Esta campanha ajuda na regularização das propriedades, fortalece a gestão ambiental, oferecendo aos proprietários uma oportunidade de contribuir ativamente para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.



i7 Notícias
-->