Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Juninho do Peg Pag Lima, que parabeniza o Sensei Kodansha Odovvaldo de Mello pela conquista do 6º Dan – Faixa Coral no Judô.
Odovvaldo é filho de Osvaldo de Mello e Alice Rosa Mello. Sua trajetória no judô teve início no ano de 1965, aos 17 anos, pois visitava constantemente a Loja de Materiais de Construção do Sr. Hanjiro Suto, pai do Sensei Isaburo Suto, que, na época, o convidou a praticar a modalidade na ACEPP.
Em 1968, começou a trabalhar no Banco do Estado de São Paulo – Banespa e, após seu expediente praticava o Judô. Apaixonado pelo esporte, quando abriu a Faculdade de Educação Física em Assis, em 1970, decidiu que cursaria, dividindo seu tempo entre o Banespa, a faculdade e o Judô.
Graduado em Educação Física, concluiu também os cursos técnicos em Basquete, Voleibol, Futebol e Atletismo. Buscando sempre levar o Judô para todos, independente das condições financeiras, no ano 2000, criou o projeto “Judô Kyu nas Escolas”, onde, acompanhado do Sensei Suto, davam aulas de Judô na Escola Municipal do Distrito de Conceição de Monte Alegre. Posteriormente, integrou o “Projeto S.O.S Bombeiros Mirim”, possibilitando a crianças carentes o conhecimento e as técnicas do Judô.
Entre os anos de 2010 e 2019 foi professor de Judô na Prefeitura Municipal, no projeto “Alunos Hoje, Atletas Amanhã”. Entre 2016 e 2019 assumiu o projeto também em Roseta.
Concluiu inúmeros cursos de Judô, assim como ministrou muitos pela Delegacia Regional de Judô – Presidente Prudente e pela 7ª DR Judô Sudoeste. Participou como árbitro por longo período da FPJ e 13ª DEJ categoria Nacional C e, com Sensei Kodansha Isaburo Suto, atuou para a formação de várias faixas pretas pela ACEPP.
O evento da entrega da faixa e do certificado do 6º Dan a Odovvaldo de Mello ocorreu em 25 e 26/11/2024, na Confederação Brasileira de Judô, no Rio de Janeiro. “Odovvaldo é merecedor do reconhecimento e da homenagem do Município, através desta Câmara Municipal, diante de sua brilhante trajetória e de sua conquista pessoal, que compartilha com todos os jovens de nossa cidade através deste maravilhoso esporte que é o Judô, motivo pelo qual apresentamos esta moção”, disse o autor, vereador Juninho.