Mais uma vez estará em cena pela cidade neste final de semana o Zé Gotinha e sua família, convidando as famílias paraguaçuenses a conduzirem suas crianças de até cinco anos de idade aos postos de saúde.
O Departamento Municipal de Saúde realiza neste sábado, 12 de junho, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite de 2010, que pretende imunizar praticamente três milhões de menores de cinco anos contra a doença em todo o Estado e a totalidade das crianças paraguaçuenses, como vem acontecendo anualmente na cidade.
A vacina estará disponível em todos os postos de saúde com o atendimento das 8h às 17h e os pais devem levar a carteira de vacinação, pois além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia seu calendário de vacinas, através de um controle feito diretamente no documento (a caderneta).
Estarão disponíveis também vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), contra hepatite e até mesmo contra Influenza H1N1. Neste sábado não será feita a vacinação contra gripe em adultos.
Desde 1988 o estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em alguns países, representando, portanto, ainda uma ameaça. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.