O Departamento Municipal da prefeitura de Paraguaçu Paulista inaugurou, nesta semana, a primeira sala do Projeto Mente Inovadora – Inteligência se aprende, com a Tecnologia Mind Lab, uma proposta diferenciada que foi adotada no final deste semestre na rede municipal, por determinação do prefeito Ediney Taveira Queiróz, especialmente a Escola Municipal “Professora Helena Wirgues Ramos” – na Vila Nova.
Na cerimônia realizada na quinta-feira, 17 de junho, a partir das 19h30 no pátio da Escola Municipal com grande presença das famílias dos alunos, estiveram presentes os vereadores João Rio, Mauro Goldin e Miguel Canizares Júnior, além da equipe gestora da unidade escolar, professores, funcionários e a diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Sandra Maria Bonan Renófio.
Depois de uma saudação a todos, a professora Sandra, afirmou da importância da adoção de uma nova tecnologia que venha possibilitar o avanço da aprendizagem dos alunos. “Importante a decisão do prefeito em adquirir esta nova tecnologia de aprendizagem de nossos alunos que, com certeza, avançarão significativamente” – afirmou a diretora.
Após os alunos receberem simbolicamente seus kits, todos: alunos, convidados, pais e equipe escolar foram visitar a primeira sala que funcionará na unidade escolar com a tecnologia Mind Lab, dentro da proposta do Mente Inovadora.
Há 16 anos, um grupo de educadores israelenses criou a MIND LAB GROUP, com a finalidade de desenvolver e proporcionar uma metodologia revolucionária, baseada nos mais renomados educadores da história, aonde as "ferramentas" são jogos de pensar, e aprendizagem mediada, e o professor é elevado à condição de mediador.
Basicamente, o método utiliza jogos de raciocínio (tabuleiros), aliados aos processos de mediação e transferência de habilidades. A utilização dos jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento global do aluno. A criança é auxiliada pelo mediador (professor), que a introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiência de aprendizagem em questão. O mediador (professor) e a criança conversam sobre o novo conhecimento derivado da experiência e como ele se relaciona às situações reais da vida escolar (transferência) e da própria vida.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Paraguaçu Paulista e região
Clique aqui para entrar no grupo