Câmara de Assis aprova Programa Mãe Canguru



Três projetos fizeram parte da pauta da décima primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis realizada nesta segunda-feira, dia 21. Um deles foi adiado por três sessões, outro saiu de votação pela ausência do autor em plenário, o vereador Claudecir Martins (PSDB). Os parlamentares aprovaram por unanimidade o Programa ‘Mãe Canguru’, de autoria da vereadora Ana Santa Ferreira Alves (DEM).

O projeto será aplicado nos hospitais e maternidades da rede municipal de Saúde. Trata-se de um método de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce entre os pais e o recém-nascido, o que permite uma participação maior dos pais no cuidado com o bebê. “Este programa já foi instituído em algumas cidades e teve resultados satisfatórios. Com este acompanhamento, é possível estimular ainda mais o elo afetivo entre pais e filhos pelo resto da vida”, explica Ana Santa.

Tribuna livre
Durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores aproveitaram para utilizar a tribuna livre e abordar alguns assuntos pertinentes ao município. Ana Santa Ferreira Alves (DEM) falou sobre as atuais condições de trabalho na área da Saúde. O vereador Célio Diniz (PTB) falou sobre as poucas unidades de creches em tempo integral existentes na rede municipal de ensino. João da Silva Filho – Timba (DEM) abordou a central de vagas e números de leitos de UTI do Hospital Regional e Santa Casa.

José Fernandes (PT) enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Agricultura em prol da agricultura familiar do município e que recentemente adquiriu 20 kits irrigação, através de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil. Além de visitas técnicas que vêm sendo realizadas junto aos pequenos produtores rurais.

Claudecir Martins (PSDB) elogiou a reforma feita no estádio Marcelino de Souza na Vila Ribeiro. Também falou sobre a possível implantação do Senai em Assis, por meio do empenho da secretária da Educação. O vereador Márcio Martins (DEM) disse que encaminhará requerimento para saber informações quanto a licitação da pintura de uma escola municipal, onde a empresa vencedora foi até a unidade e a mesma já havia recebido pintura externa.

Por fim, o vereador Kiko Binato (PTB) apontou as péssimas condições do asfalto no Jardim Amauri, com a existência de muitos buracos e também da iluminação precária no bairro. O edil pede que o Executivo tome providências, já que os motoristas correm riscos de acidente e de danos aos seus veículos, o que, segundo ele, podem entrar com ação judicial contra a prefeitura, causando sérios prejuízos aos cofres públicos, a exemplo do que está acontecendo na cidade de Bauru.

Requerimentos, indicações e moções
Foram aprovados dez requerimentos apresentados pelos vereadores Arlindo Alves de Sousa (DEM), José Fernandes (PT), Kiko Binato (PTB), Márcio Martins (DEM), Ana Santa Ferreira Alves (DEM) e Célio Diniz (PTB). Também foram aprovadas 16 indicações e mais dez moções, apresentadas por diversos vereadores. Todos os documentos podem ser acessados pelo www.camaraassis.sp.gov.br.



i7 Notícias
-->