Festância Julina resgata festas em Sapezal e mantém vivas as tradições



A prefeitura municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Turismo, realizou no final de semana, dias 3 e 4 de julho, no distrito de Sapezal, a Festância Julina, com diversas atrações e a estréia do passeio noturno da Maria Fumaça.

O evento começou na tarde de sábado, a partir das 16 horas quando a dupla de violeiros paraguaçuenses Fábio e Césinha (Fábio Alexandre de Paiva Vieira e César Augusto de Campos Carvalho) abriram a Festância com uma roda de modas de viola resgatando a tradição caipira deste período.

À noite a festa continuou com duas apresentações de dança do CCI, preparadas pelo professor Nivalcir “Nenê” Martins, e continuou com a chegada da Maria Fumaça em seu primeiro passeio noturno e que trouxe para o arraiá de Sapezal o prefeito Ediney e a Primeira Dama Sônia Queiróz, além de muitos passageiros que tiveram a honra de acompanhar este inédito trajeto noturno.

Também vieram com o Trem Turístico o diretor do Departamento de Turismo – Denis Mendes de Moraes, o professor Reginaldo Galhardo – diretor do Departamento de Cultura e os noivos do casamento caipira realizado em plena Festância Julina pelo Ponto de Cultura – Projeto BrincArte da Associação dos Moradores da Vila Gammom e Francisco Roberto.

Em seguida a Festância esquentou ainda mais a noite com a participação das barracas da Associação dos Moradores de Sapezal, dos Produtores Rurais da Água da Cachoeira e Água da Mentira, dos Artesãos de Paraguaçu, além das entidades e clubes de serviços com as barracas de bebidas e comidas típicas. A noite foi encerrada com um show de Tony Valverde e a Banda Forró Maneiro.

Na manhã de domingo, com o passeio da Maria Fumaça logo de manhã, a Festância continuou com sua parte religiosa, onde com a participação da Orquestra de Violeiros de Mauá, aconteceu a Missa Sertaneja. Logo em seguida houve a participação das Companhias de Reis do bairro do Campinho e da Família Rosa. A festa foi encerrada com a volta da Maria Fumaça à Paraguaçu, um shows especial com clássicos sertanejos na voz e nos instrumentos da Orquestra de Violeiros de Mauá e um grande almoço de confraternização.



i7 Notícias
-->