Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de 41 serpentes exóticas e 264 ovos de cobra em uma residência localizada no município de Assis. O responsável pelo imóvel foi multado em cerca de R$ 20 mil por manter os animais de forma irregular. As informações são do G1.
De acordo com a polícia, a ação ocorreu após a identificação de envios suspeitos de animais vivos pelos Correios, que teriam como origem a cidade. Com base nessas informações, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no local, onde encontraram as serpentes da espécie corn snake, além de ovos mantidos em incubadoras improvisadas.
Os animais estavam acondicionados em caixas plásticas e recipientes inadequados. As cobras e os ovos apreendidos foram encaminhados ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), em Botucatu, onde passarão por avaliação e cuidados especializados.
A corn snake, também conhecida como cobra-do-milho, é originária da América do Norte e, apesar de não ser peçonhenta, é considerada uma espécie exótica no Brasil. A criação, reprodução ou comercialização desse tipo de animal sem autorização dos órgãos ambientais configura crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas e judiciais.
Além da multa aplicada, o responsável poderá responder a processo por infração à legislação ambiental vigente.












