A Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Leandro Monteiro, que parabeniza o fotógrafo Jairo Antônio da Silva, pela classificação da foto “Sombra de Safia”, para um concurso internacional nos Estados Unidos, concorrendo como Melhor Foto do Ano.
Com um olhar atento e sempre sensível, o fotógrafo Jairo, criado em Paraguaçu Paulista, onde iniciou sua vida profissional, produziu a foto artística “A Sombra de Safia”, com uma menina chamada Zahra Rahimi, em uma barraca de roupas no centro de São Paulo. Posteriormente, participou de uma exposição virtual de fotografias na Galery, por meio das redes sociais, o que lhe valeu a indicação ao prêmio; o autor anunciou, inclusive, que doará a reprodução de sua foto para que faça parte do acervo municipal da Cultura de Paraguaçu Paulista.
Jairo é filho de Marcia Maria Rodrigues da Silva e Eudes Antônio da Silva, e irmão de Maicom Aparecido da Silva. Nasceu em Piracicaba em 29 de dezembro de 1983. No ano seguinte, 1984, a família escolheu Paraguaçu Paulista para viver, e aqui Jairo começou a dar os seus primeiros passos nos estudos e na profissão.
Hoje residente em São Paulo, local que abre portas para o mundo profissional, especialmente na fotografia, Jairo não se esquece do tempo precioso que viveu em Paraguaçu Paulista, onde estudou nas escolas Cléia Caçapava Silva e Maria Ângela Batista Dias.
Desde muito jovem, admirava os fotógrafos da cidade que faziam seus trabalhos profissionais, e serviram de inspiração para sua escolha pela fotografia. Admirava as fotos pelas belas artes da natureza, da paisagem urbana, da moda e estilo de vida.
Iniciou seu trabalho como um “bico”, fazendo free-lancers, mas logo a necessidade o obrigou a trabalhar. Passou por alguns empregos, como em uma fábrica de móveis, mas foi amadurecendo e decidindo se dedicar a fotografia. E assim foi, iniciou sua carreira com o primeiro trabalho remunerado: fotografar uma festa de aniversário na ASP. E foi um sucesso. Trabalho aprovado e, dali em diante, não parou mais.
Em 2023 se mudou para São Paulo, disposto a ocupar seu espaço no mundo da fotografia, e conseguiu. Adentrou nas grandes editoras, que aprovaram e confiaram no trabalho profissional, abrindo as páginas e até capas de grandes revistas de moda e lifestyle pelo mundo.
“Toda essa história possibilitou a classificação dessa fotografia para a participação nesse prêmio internacional, concretizando uma história construída com bases em Paraguaçu Paulista e que ficará eternizada aqui em nossa cidade, com a doação da sua fotografia, hoje um destaque mundial, para nossa cultura. Parabéns Jairo, e mais sucesso”, disse o autor da moção, vereador Leandro Monteiro.