As contribuições japonesas na cultura mundial

A gastronomia é uma delas. Afinal, não existe grande centro urbano no mundo que não tenha um ou vários restaurantes de sushi, iguaria que ganhou status de elegância, delicadeza e sabor.


A região de Paraguaçu Paulista tem, em sua estrutura social, uma forte influência japonesa, fruto da imigração ocorrida há cerca de cem anos. Por isso, é comum presenciar manifestações culturais típicas, como a cerimônia do motitsuki, o tradicional bolinho de arroz preparado no primeiro dia do ano, ou a cerimônia do Keirokai, que reverencia os idosos com mais de 75 anos. De fato, as tradições japonesas estão tão integradas no cotidiano da cidade que, por vezes, perde-se a noção de sua verdadeira extensão.

Paraguaçu Paulista e sua colônia nipônica são o microcosmo de uma realidade muito maior: a expressiva e indelével contribuição cultural que o Japão oferece não só à cidade, mas ao estado de São Paulo, ao Brasil e ao mundo. Em cerca de dois séculos, através de movimentos migratórios, os japoneses vêm espalhando um pouco de seu país por todo o planeta. E de diversas maneiras.

Sabores orientais

A gastronomia é uma delas. Afinal, não existe grande centro urbano no mundo que não tenha um ou vários restaurantes de sushi, iguaria que ganhou status de elegância, delicadeza e sabor. Mas não é só isso. Até mesmo o lámen, o “arroz com feijão” japonês, vem conquistando novos adeptos ao redor do mundo. No Brasil, já há até mesmo uma rede de restaurantes dedicada a essa especialidade. Some-se a esses, entre outros quitutes, o já mencionado moti e o clássico manju, o bolinho de feijão, e o cardápio está completo.

Gibi? Não, mangá. Desenho animado? Não, anime

Na área de produção cultural, o Japão também deu um salto nas últimas décadas, muito por conta de seus mangás. Os “quadrinhos” japoneses, com sua tradicional leitura “ao contrário”, ganharam fãs em todo o mundo. Talvez pela variedade de temas, que podem ir de histórias de adolescentes até verdadeiros thrillers, como o mega sucesso Death Note

Com o avanço da tecnologia e dos recursos audiovisuais, que no Japão são ainda mais rápidos, houve um movimento natural de transpor as histórias de maior sucesso para o formato de animação em vídeo, mas mantendo a direção de arte que forma a essência dos mangás. Nasceram, assim, os animes que, em apenas algumas décadas, fizeram uma legião de fãs. Por aqui, os maiores sucessos são Naruto e One Piece, mas não se pode deixar de mencionar Pokemon.

Diversão made in Japan

Na área de lazer e entretenimento também há exemplos de influência nipônica. As tradicionais casas de entretenimento do país, os “pachinkos”, também contribuíram, e continuam contribuindo para a difusão de sua cultura pelo mundo. Dos pachinkos saíram jogos que, dentro do típico minimalismo oriental, têm regras simples, mas com mecânica cativante. Vários deles foram assimilados pelas plataformas de entretenimento online, como é o caso do jogo plinko, o jogo da bolinha que cai através de um labirinto de pinos até parar em uma caixinha. Cada caixa tem um multiplicador de valor que define o resultado do jogo. As gruas de pescar bichinhos de pelúcia também são uma invenção japonesa, e por lá uma das atrações mais procuradas dos pachinkos. 

No campo das diversões eletrônicas não se pode deixar de lembrar que algumas das maiores empresas de videogames do mundo são do Japão – Capcom, Konami, Namco e Sega são ícones na área de software para games, enquanto Sony, com o PlayStation e Nintendo, com o Switch, são gigantes dos consoles. 

Graciosidade em papel

Mas nem só de tecnologia vive a herança japonesa. Uma simples folha de papel pode bastar para extrair belas expressões culturais. Pode-se mencionar duas: o origami, a tradicional técnica de dobradura em papel, que cria inúmeras formas e figuras de delicada beleza. Com mais de trezentos anos desde a publicação de seu primeiro livro, o origami era usado, inicialmente, como parte da educação infantil. E o haikai, a poesia minimalista japonesa, ambiciona sintetizar em apenas três versos curtos algum aspecto da relação do homem com a natureza.

Pela rica contribuição que trouxe, e continua trazendo, para o Brasil e no mundo, a cultura japonesa certamente se perpetuará. E ganhará cada vez mais adeptos e admiradores, como foi comprovado pela receptividade na última Feira das Nações. Para Paraguaçu Paulista, é certamente uma honra fazer parte desta bela história.



i7 Notícias
-->